Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Soares, Vinícius César Lisboa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3739
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Resumo: |
A discussão de uma atualização das modalidades veridictórias se desenvolve neste trabalho com uma releitura orientada pela dimensão sensível de Claude Zilberberg (2011) e seu entendimento de que nenhum termo é simples e todos guardam diferentes graus de complexidade. Desmembrados em seus variantes tônicos ou átonos, parecendo muito ou sendo pouco , por exemplo, esses funtivos permitem o redesenho de verdades e falsidades mais ou menos confirmativas, e mentiras e segredos surpreendentes de diferentes formas. Com a análise da HQ Watchmen, destrinchada em suas articulações que rejeitam o maniqueísmo histórico da Guerra Fria e também as posições cristalizadas de herói e vilão, esta dissertação argumenta que a dimensão sensível, o acontecimento e o acréscimo de mais ou de menos previsto na semiótica tensiva permitem que o analista problematize o impacto que cada julgamento tensivo produz para o sujeito. Tal elaboração sugere que ele ora chega à confirmação de seus valores pela veridicção, e ora se pega aturdido de diferentes formas pelas surpresas que nascem da quebra de todo um gradiente possível de expectativas, que podem ser projetadas pelo enunciador com maior ou menor empenho |