Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Waltenberg, Lucas Laender
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13188
Resumo: O tema desta dissertação é a reconfiguração da indústria fonográfica e o objeto principal da pesquisa é banda mineira Pato Fu. Num primeiro momento, fazemos um histórico explorando as particularidades deste setor da indústria cultural e alguns dos abalos que ele vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Em seguida, voltando-nos para comunicação mediada pelo computador, mostraremos como a música surge na web 2.0, a segunda geração da internet, através dos artistas que utilizam determinadas ferramentas e plataformas para disponibilizarem suas músicas e estabelecerem um outro tipo de relação com seu público. Este, por sua vez, com acesso aos meios de produção, se utiliza das mesmas ferramentas para produzir e distribuir conteúdo online, contribuindo efetivamente para a música circular e para redefinir as esferas de atuação de consumidores e produtores. Essas experiências são recortadas a partir da noção “cultura participativa”, como apresentada por Jenkins. O objetivo é utilizar esse conceito para desenvolver um estudo de caso sobre a banda Pato Fu e entender como artistas e público participam do processo de reconfiguração da indústria fonográfica, lançando questões acerca desse momento de transformações na cultura da música.