UNIVERSO GSHOW: estratégias transmidiáticas em séries da Rede Globo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Jéssica de Oliveira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5509
Resumo: Considerando a convergência, em que os conteúdos fluem pelas diversas plataformas midiáticas, como um imperativo, vemos que a transmidiação, isto é, um modo que reúne diversas mídias e plataformas tecnológicas ganhou corpo e tornou-se um modo produtivo de produção e circulação de conteúdos. Nesse contexto, analisa-se a expansão das narrativas ficcionais enquanto práticas semióticas que constituem, não mais um texto, mas um universo ficcional. Elegeu-se, para tanto, como objetos de pesquisa, os projetos transmidiáticos dos seriados Malhação – Sonhos e Amorteamo, ambos veiculados pela Rede Globo de Televisão, principal produtora e emissora de conteúdos ficcionais atrelados a estratégias transmidiáticas do Brasil. Essas narrativas transmidiáticas, que se constituem na convergência entre TV e outras mídias, são tomadas como textos que congregam múltiplas linguagens, suportes e envolvem diferentes práticas, tais como: assistir TV, manipular celulares e câmeras, criação de conteúdos e interação online. A dissertação analisa, com suporte teórico da semiótica discursiva, de que modo a estrutura narrativa de Malhação e Amorteamo sofre um desdobramento que vai do texto-enunciado a outros suportes midiáticos, observando mais especificamente a relação entre o texto televisivo e as estratégias transmidiáticas diponíveis no portal de entretenimento da Globo (http://gshow.globo.com)