Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Antas, Larissa Zanetti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10342
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Resumo: |
Este trabalho traz como finalidade uma reflexão sobre a mulher a partir da construção do discurso do humor das tirinhas da Mafalda, criadas pelo humorista gráfico argentino Quino (Joaquín Salvador Lavado Tejón), entre 1964 e 1973. Para isso, são analisados os enunciados das personagens Mafalda e Susanita, meninas que, apesar da mesma idade - 5 ou 6 anos - pensam de maneira diferente em relação a diversos assuntos, entre eles a respeito da mulher na sociedade: enquanto Susanita sonha em se casar e ser mãe, Mafalda acredita que a mulher é chamada a ocupar novos lugares na sociedade. A análise se desenvolve à luz da concepção de discurso proposta por Maingueneau (1997; 2008), a qual é vista como prática discursiva, pois está formado por um componente social e outro textual. Além dessa noção de discurso, trabalha-se o conceito de gênero discursivo (BAKHTIN, 2011) a fim de pensar o tipo relativamente estável no qual esses enunciados se materializam: as tiras cômicas. Tomando como base uma das principais características do gênero em questão, o humor, pretende-se analisar como é constituída a comicidade em tiras que tematizam a questão da mulher. Para isso, serão observados os enunciados verbais e não verbais. Entendendo metodologia como processo (ESCÓSSIA, KASTRUP & PASSOS, 2009), não se parte de categorias predeterminadas a serem aplicadas na análise, pois se acredita que isso é realizado através do andamento analítico da pesquisa. O que se pôde observar é que as duas personagens remetem a formações discursivas diferentes e que possuem características bem marcadas, caricatas, que levam a refletir sobre as identidades femininas como uma construção (HALL, 2012) e que geram humor nas tiras. Além disso, notou-se que ora existiam categorias específicas que causavam a comicidade, como o uso de determinado vocabulário, a ironia, ora o não verbal provocava o sentido de humor nas tirinhas. Por meio do cômico é possível notar como a mulher nas tirinhas da Mafalda é retratada e, principalmente, constatar que não existe uma identidade única e fixa do gênero feminino |