Madureira: uma análise sobre as controvérsias entre a "cidade-espetáculo " e um subúrbio resiliente
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24025 http://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2019.d.00604854692 |
Resumo: | A tese aborda a temática que se insere nos debates contemporâneos sobre o espaço urbano. Trata, pois, de intervenções e transformações ocorridas sobre esses espaços em diferentes escalas - no Brasil e exterior -, na busca de compreender, no curso dos processos, as relações entre as áreas de história urbana, planejamento e intervenção urbanística ocorridas nas últimas décadas, em tempos de mundialização da economia. Revisa, em macroescala, a experiência de outros países e enfatiza essa vivência na cidade do Rio de Janeiro e, na microescala, aprofunda o foco nos estudos sobre o bairro de Madureira. Tem por objetivo investigar tais práticas, de um lado protagonizadas pelo poder público e por outros agentes interessados nas intervenções implementadas para construção de uma “cidade-espetáculo”, e, de outro lado, a cidade desejada pela população que a produz, a partir da apropriação e reapropriação de seus espaços. As práticas espontâneas vivenciadas pela população são reflexo natural das suas necessidades cotidianas, bem como uma forma de manifestação cultural, enquanto expressão de seu próprio modo de vida e que alimenta uma dinâmica urbana característica do lugar. Constata-se que, apesar dos esforços para se construir a “cidade-espetáculo” moldada pelo capital globalizante, via marcos arquitetônicos, há a manutenção de uma outra cidade enquanto manifestação da população local. A metodologia adotada envolveu uma revisão teórico-histórica e prática pautada na observação participante da autora, da vida cotidiana, estabelecendo comparações entre o quadro apresentado pela “cidade-espetáculo” e a “cidade dos moradores”. Para tanto, foram combinados métodos qualitativo e quantitativo, do geral para o particular, para discernimento dos processos investigados. Como resultado, chegou-se ao reconhecimento da cidade dos moradores locais, com seus princípios constitutivos de valores e identidade locais. |