Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Ortigão, Elisa Ramalho |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8762
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Resumo: |
O conceito de Witz do romantismo alemão é a base para que Walter Benjamin desenvolva o seu conceito de iluminação profana, e ambos apresentam o processo do conhecimento estético dado pela obra de arte. O estudo perpassa o conceito de Witz no romantismo alemão, a partir da obra O conceito de Critica de arte no romantismo alemão, de Walter Benjamin, e de seus comentadores, definindo-o como o instante em que ocorre uma interrupção, e a obra de arte se conecta ao infinito das formas. Em seu texto O surrealismo. Último instante da inteligência europeia, Benjamin apresenta a iluminação profana como um conceito de "inspiração materialista e antropológica", que corrige a falta dialética do conceito romântico. A iluminação profana marca a escrita benjaminiana em seus momentos de erupção de imagem, iluminando-as com uma luz epifânica |