Gênero em cena: representações no cinema pernambucano da década de 1920

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Alves, Jessika Evelyn Leitão
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13867
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as relações de gênero nos filmes Aitaré da Praia (1925) e A Filha do Advogado (1926), participantes do movimento cinematográfico ocorrido em Pernambuco durante a década de 1920, considerando o cinema enquanto agente da História. Busca-se compreender a forma como essas obras representaram estereótipos femininos e masculinos, tal como abordaram temáticas relativas ao desempenho dos papeis de gênero na sociedade, feminismo, masculinidade, família, relacionamentos e defesa da honra, no período citado. Para isso, em paralelo a discussão fílmica, há utilização de fontes impressas, crônicas e arquivos pessoais, a fim de relacionar as películas ao momento cinematográfico e contexto em que esses filmes foram produzidos e pensar de que forma estiveram inseridos nos debates públicos do seu tempo, movimentando discussões, influenciando a sociedade e sendo influenciado por essa, considerando os entrecruzamentos possíveis entre gênero, cinema e História. Observouse que ambas as películas apresentaram processos de disputas sociais e estiveram envolvidas em contradições referentes a homens e mulheres de forma relacional, ou entre si mesmos, abordando aspectos relativos a uma modernidade difundida em imagens sem rompimento com conceitos, hábitos e valores conservadores e tradicionais.