Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Sette, Flora Garcia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6584
|
Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo trazer aos estudos e práticas referentes à arte da performance outras visões, a partir da análise cuidadosa de três narrativas breves de Franz Kafka – A Ponte (Die Brücke), Um Fratricídio (Ein Brudermord) e A Preocupação do Pai de Família (Die Sorge des Hausvaters). Para isso, partiremos da observação de que há na literatura kafkiana uma ênfase nos gestos dos personagens e na construção cênica que extrapolam o âmbito do teatro e chegam à linguagem performática, concebida, sobretudo, como arte de fronteira. Nosso principal propósito é conjugar as análises da escrita kafkiana, por meio das narrativas selecionadas, às principais características da linguagem performática, visto que tanto a performance quanto a literatura de Franz Kafka se apresentam transgressoras e passíveis de serem analisadas sob novos ângulos. Além disso, a presente dissertação tem por objetivo ampliar os estudos de performance ao introduzir o conceito de acontecimento incorporal, o qual será desenvolvido durante as análises |