Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Jayme, Allan da Conceição |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25949
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Resumo: |
Vivemos em um mundo conectado. Com o passar dos anos, as barreiras entre o mundo online e o mundo físico estão mais híbridas. Os indivíduos, cada vez mais, tendem a interagir no mundo digital por múltiplas telas. O pensamento de Oscar Wilde (1909) que diz que “a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida” é um exemplo que debates sobre o entrelaçamento entre ficção e realidade não são atuais. A pesquisa se propõe a analisar a inserção de personagens da ficção como personalidades no mundo físico, no processo de transmidiação nas tramas da teledramaturgia brasileira e como este processo vem sendo refinado pelas empresas. Através de pesquisa combinada, entre percurso bibliográfico, enquete realizada através de questionário compartilhado nas redes sociais e análise de conteúdo, objetivamos compreender o modelo de integração entre as mídias sociais e a teledramaturgia brasileira, a partir do estudo de caso da personagem “Vivi Guedes”, da novela das 21 horas da TV Globo “A dona do pedaço (2019), contextualizando e conceituando a ideia de personagem (persona) e suas características em análise dividida em dois momentos: novela (televisão) e Instagram (rede social). O objetivo foi compreender os efeitos transmidiáticos que ocorreram durante a exibição da novela e nos intervalos do folhetim, atrelados às redes sociais digitais, com a intenção de projetar o perfil interativo deste produto televisivo para compreender e qualificar de que forma as interações do público, através das redes sociais, são captadas e utilizadas nas telenovelas. |