Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Monteiro, Lívia Nascimento |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Niterói, RJ
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14024
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Resumo: |
O objetivo dessa tese é analisar as memórias da escravidão e da liberdade ritualizadas, cantadas e performatizadas nas festas de Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande - Minas Gerais, no tempo presente. Através das narrativas dos congadeiros-moçambiqueiros, agentes centrais dessa festa, consegui mapear as seguintes gerações: as gerações do cativeiro, as famílias escravas que viveram a desmontagem do sistema escravista; as gerações da liberdade, descendentes dessas famílias escravas que no pós-abolição fundaram a associação congadeira-moçambiqueira; as gerações da esperança, que institucionalizaram a festa dentro do calendário religioso e turístico da cidade; e as gerações empoderadas, que no tempo presente promovem as festas espetaculares e em diálogo entre as tradições e renovações. Passado e presente encontram-se nessas gerações através das festas. Foram as narrativas do passado que me guiaram para mais de cem anos de histórias e as memórias me levaram para um território que tem o Atlântico negro como ponto de referência fulcral, onde homens e mulheres negros/as – congadeiros-moçambiqueiros de Piedade – enfrentam o racismo e constroem suas vidas diaspóricas respaldadas pelas escolhas e estratégias nos caminhos da liberdade e igualdade |