Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva Neto, Manoel Coelho da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4222
Resumo: Esta dissertação apresenta uma atividade de ensino centrada no aluno para tópicos de cinemática, utilizando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o game Angry Birds como motivador do engajamento do aluno no processo de aprendizagem. Em nosso projeto, conduzido no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, em Angra dos Reis, RJ, os alunos cumpriram atividades de recuperação escolar em aulas vagas do próprio turno de presença, onde, capturando uma sessão de jogo de Angry Birds em vídeo, posteriormente analisavam os movimentos nele contidos no software Tracker. Com isso, trabalharam-se todos os conceitos fundamentais da cinemática, como posição, deslocamento, velocidade e aceleração, além de tópicos da cinemática, como movimento uniforme, acelerado e de projéteis. Os resultados sugerem que este tipo de atividade é efetiva em promover uma maior aproximação do aluno à disciplina de Física, proporcionando engajamento e estimulando autonomia e independência no aprendizado do estudante, qualidades desejáveis em qualquer metodologia de ensino