Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Costa, Máximo Heleno Rodrigues Lustosa da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16593
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Resumo: |
Esta tese consiste em uma leitura comparativa de narrativas chilenas, argentinas e brasileiras, publicadas na última década, cujo tema seja as ditaduras militares destes países. O corpus de análise está composto por “Un golpe de agua”, de Paula Carrasco (2014), e “La sombra de lo que fuimos”, de Luis Sepúlveda (2009), da literatura chilena; “Una misma noche”, de Leopoldo Brizuela (2012), e “Diario de una princesa montonera: 110% verdad”, de Mariana Eva Pérez (2012), da literatura argentina; da literatura brasileira, “Os visitantes”, de B. Kucinski (2016), e “Outros cantos”, de Maria Valéria Rezende (2016). A leitura apoiou-se em críticos que propuseram uma discussão sobre os conceitos de pós-ditadura, arquivo, memória, ficção, considerando-os como ferramenta de construção de um imaginário que as nações guardariam sobre seus respectivos períodos de suspensão do regime democrático. As reflexões oriundas dessa comparação permitiram observar estágios distintos entre essas literaturas no que diz respeito ao tratamento que lhes dedicam e conjecturar dinâmicas que possibilitam compreender seu desenvolvimento no sentido do ajuste de contas, ou não, entre os períodos de ditadura e de democracia |