Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Lima, Kátia Fernandes de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24842
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Resumo: |
A presente pesquisa intenta, por meio de esforço analítico e interpretativo, contribuir para a compreensão da primeira manifestação lírica de Cecília Meireles, Espectros (1919). Trata-se de uma coletânea publicada no auge do movimento de renovação de nossa literatura e que reivindica a ruptura com a tradição greco-latina, em oposição ao projeto estético-ideológico promovido pela elite cultural do país. O levantamento bibliográfico revela, no entanto, a perspectiva da arte simbolista que evolui à margem do contexto da poesia brasileira. Neste trabalho, destacam-se os poemas com traços do Simbolismo na obra de estreia, tendo como base a análise comparativa de estudos que têm se ocupado da obra poética do período. A fim de compreender as razões da lacuna na fortuna crítica de Meireles em relação à fase inicial, investiga-se a poesia de autoria feminina em dialética com a criação de Gilka Machado e de Francisca Julia, visto o juízo restritivo da recepção crítica tangenciar a escrita das mulheres. |