Happenings, performances e body art: tratamento arquivístico em instituições culturais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Aranha, Ana Cláudia Lara Coelho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14830
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o tratamento dado pelos setores de arquivos de instituições culturais aos arquivos pessoais de artistas e documentos relacionados a performances, e/ou happenings e/ou body art. Como fundamentação teórica, foram apresentadas algumas definições de conceitos fundamentais: arquivo, arquivo público, arquivo privado, arquivo institucional, arquivo pessoal, arquivo de museu, arquivo de artista, documento de arquivo, documento museológico, organicidade, informação, performance, happening e body art. Realizou-se levantamento das instituições culturais localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói e pesquisa exploratória nos sites das instituições culturais e na internet. Foram realizadas visitas e entrevistas semiestruturadas para verificação e análise do tratamento documental dado aos documentos relacionados à arte efêmera, em especial a observância da organicidade. A análise desse tratamento permitiu concluir que a organicidade é cumprida em parte, que o tratamento arquivístico na maioria das instituições contatadas é inicial ou inexistente, e que a preservação e a organização dos documentos relativos à obra de arte efêmera é essencial para a permanência das mesmas no tempo