Jogos de empresas e as possibilidades na prática docente em ciências contábeis
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6454 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a opinião docente sobre a aprendizagem vivencial dinamizada pela técnica do jogo de empresas em um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) a partir da vivência proporcionada em um curso de aprendizagem vivencial na educação em negócios, tratado como aculturamento docente. A partir da fundamentação teórica do estudo observou-se que alterações ocorridas no cenário econômico e social acarretaram mudanças no campo de atuação do profissional de contabilidade, demandando novas práticas em seu processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais se destaca neste estudo a técnica de aprendizagem vivencial jogo de empresas. Sobre os jogos de empresas, são apresentadas suas características, com ênfase aos seus benefícios e limitações, além do papel docente em sua condução. A partir dos fatores de análise extraídos da fundamentação teórica, que contou com o reforço dos registros obtidos a partir de uma pesquisa bibliométrica, foi possível conduzir o estudo, cuja abordagem foi quantitativa e qualitativa, e cujos procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento de opinião. Os dados analisados foram coletados junto a 12 docentes que atuam no curso de Ciências Contábeis da IFES estudada, com base nos fatores de análise relativos aos três aspectos enfatizados na fundamentação teórica: benefícios dos jogos de empresas, limitações dos jogos de empresas e o papel docente. O tratamento e a análise dos dados foram realizados com o apoio das técnicas Escalonamento Multidimencional (EMD) e Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com a utilização da técnica do EMD foi possível identificar quatro grupos distintos quanto a percepção docente sobre os jogos de empresas: resiliente, entusiastas com a prática, conscientes com a técnica e integradores, o que permitiu a identificação dos potenciais instrutores. A partir da análise do DSC, foi possível identificar e discutir as possibilidades do uso da técnica em Ciências Contábeis do ponto de vista dos docentes e os ajustes por eles indicados para alcance dos objetivos educacionais esperados a partir de seu uso. Com os resultados obtidos também foi possível verificar que a técnica dos jogos de empresas e seus recursos podem ser considerados adequados para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis, possibilitando o desenvolvimento de competências genéricas exigidas ao profissional contábil no contexto atual. |