Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Carreiro, Eduardo de Lima Pinto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Volta Redonda
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6035
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos (PVGP) dinamizado pela técnica de aprendizagem vivencial conhecida como jogo de empresas. Os fundamentos teóricos que norteiam a pesquisa foram as teorias de gestão de projetos, formação de competências, jogos de empresas e aprendizagem vivencial que subsidiaram a identificação das características e atividades centrais na área, a revisão de estudos sobre formação de competências, a análise das impressões dos profissionais sobre o simulador Project Management Simulation (PMS-SIM), a elaboração do programa vivencial e a análise da implementação do PVGP em cursos de graduação e especialização em Administração. O método constitui de duas etapas. A primeira buscou analisar a opinião de 21 profissionais de gestão de projetos em uma atividade vivencial. Para isso, fez-se um levantamento de opinião com um questionário e utilizou-se a comparação das diferenças de opiniões entre os perfis profissionais (nível hierárquico) e realizou-se inferências por meio da análise univariada t de student com a finalidade de verificar as médias das respostas. A segunda etapa caracteriza-se pelo delineamento descritivo da implementação do PVGP. Para compreender as opiniões dos envolvidos, usou-se a observação participante e comparou-as com os fatores indicados na literatura. Os resultados são apresentados em dois artigos de natureza científica e tecnológica. O primeiro (capítulo 2) tem o objetivo de analisar a opinião de profissionais quanto às potencialidades de um jogo de empresas dinamizado por um simulador organizacional para a gestão de projetos na formação de competências. Constatou-se, de forma geral, que os participantes indicaram que a atividade dinamizada pelo jogo de empresas promove contribuições na formação de competências em projetos. No segundo artigo (capítulo 3), analisa-se a implementação de um PVGP para a formação prática em cursos de graduação e especialização em Administração. Os resultados da análise das opiniões dos participantes indicaram a contribuição do programa vivencial para a prática do gerenciamento de projetos, trazendo benefícios para a área de educação gerencial com a proposta de um recurso tecnológico, o simulador organizacional PMS-SIM e o próprio PVGP, sendo este, uma alternativa aos modelos convencionais de educação, permitindo a prática dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades. O estudo apresentou respostas coerentes no que se refere tanto a relevância de métodos ativos na formação da área de gestão de projetos e na integração entre a teoria e prática, possibilitando uma experiência próxima a realidade. |