O álbum visual e a reconfiguração de formatos audiovisuais na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Dalla Vecchia, Leonam Casagrande
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15614
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central refletir sobre as especificidades estéticas e formais do álbum visual, procurando investigar os valores que tal formato audiovisual traz inscrito em sua constituição plástica. Minha hipótese é de que o álbum visual proporciona um novo modelo de fruição estética no contemporâneo, o qual é fruto da articulação e remediação de dois produtos provenientes, respectivamente, da indústria fonográfica e de suas articulações com a indústria televisiva: o álbum de músicas e o videoclipe. O percurso metodológico da pesquisa, portanto, incidirá em uma revisão bibliográfica acerca dos contextos socioeconômicos nos quais o álbum fonográfico e o videoclipe se desenvolveram, refletindo sobre a constituição de determinadas práticas de escuta e regimes de espectatorialidade inerentes a estas formas culturais. Num segundo momento, procurarei estabelecer parâmetros e atributos que poderiam caracterizar o álbum visual enquanto um formato audiovisual detentor de suas próprias convenções simbólico-sensíveis, tendo como corpus empírico de observação uma análise comparativa dos álbuns visuais Beyoncé (Beyoncé, 2013) e Dirty Computer (Janelle Monáe, 2018).