Traição e vilania em A demanda do Santo Graal
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Espírito Santo
BR Mestrado em Letras UFES Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/11387 |
Resumo: | Estuda a ocorrência da traição na anônima novela de cavalaria A Demanda do Santo Graal e analisa essa prática criminosa cometida pelos idealizados cavaleiros da corte arturiana, sobretudo por Galvam, associando-a ao conceito de vilania. Por meio de uma abordagem crítico-literária, fundamentada nas leituras de Heitor Megale, Lênia Márcia Mongelli, Fanni Bogdanow, Irene Freire Nunes, Ana Sofia Laranjinha; historiográfica, baseada nos estudos de Jean Flori, Jacques Le Goff, Franco Cardini, Adriana Zierer, e jurídica, apoiada nas investigações de Robert I. Burns, Francisco López Estrada, María Tereza López García-Berdoy, Jerry R. Craddock, examina a influência de tratados morais e códigos jurídicos e a intrincada relação entre o Estado, a Igreja e a Ordem da Cavalaria na representação ficcional de padrões comportamentais modelares na narrativa. Ao considerar o caráter doutrinário cristão da obra em língua portuguesa arcaica, embasa-se na legislação peninsular medieval Las siete partidas, de Afonso X, síntese dos códigos da época, para ponderar acerca das implicações civis, religiosas e morais do cometimento da deslealdade pelo cavaleiro representado como indivíduo heroico e exemplar, mas, antagonicamente, enfraquecido por suas atitudes profanas e de moral ambígua. Nesse sentido, observase que Galvam, na condição de cavaleiro desvirtuado, deixa-se dominar pelos vícios e comete crimes deliberadamente, constituindo-se traidor e vilão na narrativa, com expressiva participação no fracasso do reinado arturiano. |