Geração automática de testes com objetos mock baseados em interações.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: SOUTO, Sabrina de Figueirêdo.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7883
Resumo: O objetivo de um teste de unidade é verificar o funcionamento de um software e procurar defeitos na menor parte testável, de forma isolada do restante do sistema. Porém, este isolamento nem sempre é possível devido às interações entre a a classe sob teste - CUT (Class Under Test) e seus colaboradores, fazendo-se necessário o uso de objetos mock para simular os colaboradores, em um mecanismo onde a CUT não sabe se ela está interagindo com colaboradores reais ou objetos mock. Desta forma, objetos mock podem ser de grande utilidade na escrita de testes de unidade, uma vez que isolam a CUT, tornando o teste mais eficaz e eficiente. Entretanto, escrever testes com objetos mock pode ser uma tarefa custosa, tediosa e repetitiva, mesmo com o suporte de frameworks, como o EasyMock [34] por exemplo, devido às atividades necessárias ao seu funcionamento. Dada a necessidade de se utilizar objetos mock nos testes de unidade e seus benefícios, e considerando a dificuldade envolvida no desenvolvimento e manutenção deste tipo de código, propomos e avaliamos uma técnica para automatizar o desenvolvimento de testes com objetos mock, gerando-os automaticamente para um determinado cenário de teste. Esta técnica tem por base a identificação das interações entre a CUT e seus colaboradores em um dado cenário de teste, através da análise estática e dinâmica de código. Após essas análises, a técnica provê a geração de código de teste com objetos mock para os colaboradores e interações identificadas. O código resultante consiste em uma nova versão do código do cenário de teste inicial, onde os colaboradores da CUT são substituídos por objetos mock, bem como suas interações. Considerando o baixo custo de se gerar automaticamente o código para os objetos mock, não se faz necessária a reutilização deste código, o qual poderá ser gerado novamente a cada modificação. Para avaliar nossa técnica realizamos um estudo experimental comparativo entre a forma manual e a automática de se desenvolver testes com objetos mock, através da observação do esforço empregado em tais atividades e o nível de cobertura de interações do código resultante, que tenta assegurar que o código gerado possui pelo menos a mesma precisão do código inicial. Os resultados da avaliação evidenciam que nossa técnica foi capaz de reduzir o esforço empregado no desenvolvimento de testes com objetos mock, resultando em um código melhor e mais preciso comparado ao manual.