Validação de uma metodologia de projeto de interfaces usuário-computador.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1994
Autor(a) principal: QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10398
Resumo: Nos últimos anos, o aumento considerável da importância do usuário nos processos interativos homem-maquina tem levado grande numero de projetistas a buscar melhores soluções em termos de interfaces. Muitos deles vem incluindo aspectos relativos a fatores humanos em suas atividades, mesmo sem serem necessariamente especialistas nesta área. O crescimento vertiginoso do universo de usuários de computadores, aliado aos avanços da pesquisa em processamento da informação, psicologia cognitiva e engenharia da usabilidade e as sofisticadas opções de hardware e software disponíveis no mercado multiplicam as possibilidades de projeto. Entretanto, esses fatores per si não garantem bons resultados. Experiencias de projetos, interativos ou não, representam instrumentos valiosos para a geração de novos produtos, seja como exemplos de resultados de projeto a serem evitados ou como diretrizes que auxiliem o projetista a gerar resultados satisfatórios. Outro fator relevante e a participação do usuário no processo criativo e/ou avaliatório do projeto considerado. O presente trabalho descreve e valida um processo avaliatório da interface orientada a caractere de um sistema de processamento digital de imagens, o SITIM-150, com base na satisfaço subjetiva de seus usuários e em uma coletânea de diretrizes de projeto, compilada a partir da literatura consagrada. As diretrizes apresentadas podem dar suporte a projetos de interfaces usuário-computador de sistemas de informação em geral e foram agrupadas em quatro categorias - diretrizes genéricas, para projetos de telas, para projetos de diálogos e para documentação de interfaces. O processo avaliatório, subdividido em duas fases, contou com universos amostrais respectivos de 50 e 15 participantes. Os instrumentos de sondagem do grau de satisfação foram questionários abordando aspectos ergonômicos {universalidade, usabilidade, comunicação, motivação, memorização, retenção da atenção, volume de digitação, padronização e facilidade de aprendizagem) e aspectos operacionais (funcionalidade, completitude, rapidez, confiabilidade, indulgência no processamento de erros e qualidade da documentação). A avaliação baseada em diretrizes de projeto aponta deficiências no tocante a consistência semântica e estrutural, uso de recursos cromáticos, estruturação de mensagens e acesso a listas. Como solução para os problemas detectados através do estudo avaliatório, propõe-se um ambiente de comunicação baseado em recursos gráficos em uso pela maioria dos ambientes aplicativos atuais.