Shows, bandas e audiência: uma análise microssociológica entre os Headbangers da cidade de Campina Grande-PB.
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22524 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central o estudo das práticas dos jovens e adultos que experienciam o Heavy Metal (HM), notadamente nos momentos de sociabilidade dos shows na cidade de Campina Grande-PB, atentando sobretudo, a construção das relações sociais nos eventos. Headbangers (HB), como são auto reconhecidos os membros do HM, tratam-se enquanto irmãos e projetam-se enquanto uma comunidade formada por iguais, elaborando e prescrevendo regras e normas que legitimam o pertencimento. Estes indivíduos avaliam os comportamentos uns dos outros baseados na incorporação de classificações / sentidos que são reforçados não só durante os shows, como também no cotidiano que envolve as atividades que são percebidas enquanto próprias ao mundo HM e que conotam o pertencimento ao grupo. O manejo da classificação constitui para os participantes um guia que determina o que ouvir, vestir e comportar-se, além de prescrever como devem interagir uns com os outros, estejam eles na condição de músicos ou audiência. Identificamos como central ao Heavy Metal a classificação operada nas interações dos Headbangers, que se verticalizam em valores morais e éticos, a partir dos quais eles processam tanto o seu self/representação quanto o seu status. A via de investigação pensada e recortada para compreensão desse fenômeno se faz pela antropologia dos rituais, procurando entender a relação do discurso e da prática nos eventos excepcionais e ordinários, bem como o rito opera na formação dos indivíduos desse meio. A metodologia empreendida para esta pesquisa de dissertação foi a observação participante desenvolvida desde 2015, utilizando-se do diário de campo para o registro de eventos e das atividades corriqueiras dos HB, como também o registro dos participantes nas redes sociais da internet. Portanto, são tratados dentro do campo do Heavy Metal, os shows enquanto possuidores de elementos rituais, a dimensão profissional das bandas locais, diferenças e classificações existentes nesse estilo musical. |