Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: REIS, Elaine da Silva.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262
Resumo: Este trabalho voltou-se para a investigação da constituição do sujeito mulher em letras de música de forró e para a leitura das normalistas em relação a essas músicas. Para tanto, tomou como base a perspectiva teórica de leitura apresentada pela Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a partir de autores como Pêcheux (1997), Robin (1977) e Courtine (2006). Recorreu também às idéias foucaultianas, sobretudo no que concerne aos conceitos de “Vontades de verdade” e “Relações de poder” e aos Estudos Culturais, por meio de Hall (2006), Bauman (2005) e Silva (2000), para compreender as questões relativas às construções identitárias. O corpus desta pesquisa consta de letras de música de forró e de atividades de leituras realizadas pelas alunas em torno das músicas. Dessa forma, esta pesquisa é, numa primeira etapa, documental e, na segunda etapa, uma pesquisa-ação, tendo em vista que procurou através de um referencial teórico realizar uma intervenção junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Normal de Campina Grande-PB. Nessa perspectiva, elencou-se os seguintes objetivos: identificar as vontades de verdades relacionadas ao sujeito mulher nas letras de música de forró; comparar a imagem feminina expressa nas letras musicais do forró pé-de-serra e do forró eletrônico; examinar o posicionamento das normalistas em relação aos discursos que constituem o sujeito mulher nas referidas letras e comparar as leituras realizadas pelas normalistas antes e depois da proposta de intervenção da pesquisa. Diante dos dados, foi possível perceber, na primeira etapa, que nos dois tipos de forró analisados o sujeito mulher é constituído como um objeto de prazer sexual, porém, no forró pé-de-serra as mulheres são vistas como criaturas “separadas” para o casamento, para a vida familiar, para servir de “troféus” a serem conquistados pelos homens, enquanto no forró eletrônico, as mulheres são consideradas como objetos sexuais fáceis para serem utilizados e descartados. Esse estudo possibilitou também a identificação de estereótipos que depreciam a identidade do sujeito mulher na sociedade. No que diz respeito à segunda etapa, chegou-se à conclusão de que há nas leituras das alunas uma identificação com a forma-sujeito apresentada nas letras da etapa anterior, no tocante à construção discursiva da identidade da mulher. Além disso, observou-se que, a princípio, a leitura das normalistas constituía-se em resumos narrativos em relação à materialidade decodificada, sem a presença de um posicionamento crítico. Após a intervenção da pesquisadora, observou-se que as alunas passaram a atentar mais para a construção de imagens e papéis atribuídos à mulher nessas letras musicais e, consequentemente, apresentaram posturas críticas sobre esse gênero discursivo.