A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso. |