O sertanejo estilizado: projeto, autenticidade e performance de Bráulio Bessa.
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19207 |
Resumo: | Procuramos compreender sociologicamente, ao longo desta dissertação, de que maneira o cordelista Bráulio Bessa consegue estabelecer atualizações em seu projeto profissional da apresentação de si, baseado em possíveis leituras e conhecimentos que se formam em seu entorno. A questão que permeia toda essa discussão é como Bráulio transita entre a figura de um poeta popular, com um repertório que representa no imaginário social o autêntico sertanejo e, a partir dessa experiência, como ele consegue manobrar estratégias para construir e reconstruir sua performance em um quadro geral do mundo moderno. Para isso, buscamos evidenciar os impactos e a dimensão das suas exposições - possíveis de serem observadas na obra do próprio Bráulio, em resenhas, na crítica, redes sociais e na recepção do público – na imaginação moral, que emerge da relação poeta x público. |