A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1991
Autor(a) principal: CARVALHO, Nadja de Moura.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
Resumo: Este trabalho tem por assunto a cantoria de viola nordestina, nas suas diferentes formas de manifestação, desde a mais tradicional - a cantoria de pé-de-parede -, mais ligada à sua origem rural, até as formas urbanizadas, programas radiofônicos, congressos e gravações em discos. É* nosso objetivo traçar um quadro geral do seu processo produtivo nestes diferentes contextos, capaz de explicar o sentido do deslocamento desta manifestação cultural em sua trajetória social. Neste sentido, buscamos analisar as preocupações e temores, externados frequentemente pelos cantadores, com a descaracterização causada pela urbanização da cantoria. A nossa investigação centrou-se na cidade de Campina Grande - PB, onde é grande a concentração de profissionais da viola. Aí entrevistamos cantadores e assistimos a inúmeras de suas apresentações, ao vivo e através de gravações. Com o material recolhido fazemos uma descrição da cantoria em seus aspectos estruturais, tanto na forma tradicional como nas formas urbanizadas e, a seguir, analisamos questões como as condições socio-econômicas em que se dá a cantoria, a convivência e os conflitos entre elementos tradicionais e elementos inovadores, a relação entre o poeta e seu público re as condições sob as quais a cantoria resiste, se adapta e sobrevive nos dias atuais.