A recepção da leitura literária: uma experiência com livros da coleção Literatura em minha casa.
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2591 |
Resumo: | A literatura infanto-juvenil, ainda transporta os ranços da tradição pedagógica e moralizante que a originou, e são responsáveis por inúmeras discussões no meio acadêmico, que vem buscando a partir de meios reflexivos, tornar o ato da leitura literária, realizada especialmente no âmbito escolar, uma atividade mais prazerosa, portanto, livre do pragmatismo e pedagogismo que lhe serviu de base e reluta em permanecer até os dias atuais. Sob esse prisma, fazse necessário que se valorize o leitor e a carga de conhecimento e experiências que ele traz no momento da leitura. Sob esse viés o leitor é agente ativo do processo de leitura e é justamente nessa perspectiva que a Estética da Recepção vem contribuindo, especialmente no que tange à relação texto-leitor e as possibilidades de interação emanadas do texto através de seus espaços vazios. Com base nesses princípios, somado à experiências anteriores com o texto literário, procedemos uma experiência com duas obras da Coleção Literatura Em Minha Casa: Uma História de Futebol de José Roberto Torero e Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante de Mirna Pinsky, em uma turma de 4ª série de uma escola da rede pública Municipal da cidade de Lagoa Seca – PB. Assim, apresentamos nesse trabalho reflexões acerca dos aspectos formativos e de recepção que norteiam o processo de leitura formalizado nas escolas, seguido de uma parte analítica das obras escolhidas e conseguinte relato das experiências realizadas no contexto já citado, mais reflexões e considerações acerca dos efeitos da recepção das obras escolhidas. |