Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Morais, Marina Freire Crisóstomo de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26902
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Resumo: |
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, constituiu-se em uma pesquisa-ação sobre um professor de música recém-ingresso no sistema público de ensino e sua turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como objetivo geral investigar como se estabeleciam as relações de diálogo entre ele e seus alunos. A rotina desgastante do professor, atuante em 26 turmas de 4 escolas diferentes, somada às resistências dos estudantes e à ausência de tempo para reflexão sobre a sua prática, fizeram com que ele, atuante em turmas de Artes, desistisse de dar ênfase à música em suas aulas. De forma a intervir positivamente nesta realidade, foram realizadas algumas atividades musicais, baseadas nos jogos dialogais e de improvisação propostos por H. J. Koellreutter, que proporcionaram ao sujeito um caminho de reinserção da música nas suas aulas, além de um contato mais próximo com os estudantes. Junto com as ideias de Koellreutter, o pensamento de Paulo Freire e Ira Shor serviram de referência para a busca de uma prática pedagógica dialógica, e, aliados às propostas do educador musical R. M. Schafer, indicaram caminhos para a valorização da escuta e do silêncio não passivo em sala de aula. As principais técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o grupo focal, sendo feito os registros em diário de campo e gravações em áudio. A pesquisa teve um impacto positivo na prática do professor, especialmente por ter proporcionado um tempo em sua rotina para a reflexão sobre sua própria prática. Observou-se uma lacuna em sua formação, especialmente no Estágio, que não o preparou devidamente para a realidade do ensino básico público, bem como a ausência de políticas de inserção na escola. Além disso, pode-se destacar que: a carga horária mínima da disciplina de Artes, a cultura escolar trazida pelos alunos e a desvalorização da Música como área do conhecimento são os principais fatores que dificultaram, a priori, a realização de uma prática pedagógica dialógica no caso estudado. |