A construção de um ethos artístico em canções de Luiz Gonzaga

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Belo, Maria Nielma Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69700
Resumo: Nesta pesquisa propomos analisar a construção do ethos artístico partindo da análise de canções interpretadas/compostas por Luiz Gonzaga. Nosso principal objetivo é mostrar como ocorre a construção desse ethos artístico na relação com as cenas enunciativas, ou seja, como a cena englobante, a cena genérica e a cenografia (os coenunciadores , topografia e cronografia) contribuem para a construção desse ethos artístico que Luiz Gonzaga investe em suas canções. Como aporte teórico tomamos os conceitos de investimento ético e cenográfico, como também os conceitos de ethos representante e ethos representado propostos por Maingueneau (1997, 2001, 2008, 2013, 2015, 2018, 2020), analista do discurso de linha francesa, e aplicados ao discurso literomusical por Costa (2001, 2012), em especial, a topografia trabalhada por Mendes (2007). Também recuperamos a ideia de invenção do Nordeste pensada por Albuquerque Jr ( 1999), e a da música de Luiz Gonzaga como síntese poética, proposto por Ramalho (2012) 2012). Nosso corpus de análise é composto por canções de Luiz Gonzaga que evidenciam o seu ethos artístico tais como: “Respeita Januário”, “Pra Onde Tu Vai Baião”, “Xote dos Cabeludos”, “Oia Eu Aqui de Novo”, “Hora do Adeus”, entre outras. Nossa metodologia consiste em analisar tais canções, relacionando as com as fases históricas da carreira do artista (início; declínio; ressurgimento e despedida). Para tanto, procuramos seguir as seguintes etapas: 1 Investigar como os elementos que compõem a cenografia enunciador, coenunciador, topografia e cronografia) cronografia), assim como as demais cenas enunciativas, e o ethos contribuem para a construção da imagem de artista que Luiz Gonzaga faz de si em suas canções; 2 Analisar o cor pus e procurar evidenciar nas canções a construção desse ethos artístico. Observamos que essa imagem de si mesmo como artista construída por Gonzaga em suas canções está intimamente relacionada ao investimento ético e cenográfico, visto que em nossas análises foi possível observar que tais investimentos foram muito importantes para essa edificação, e que a relação com o discurso literomusical brasileiro fortalece no universo da música popular brasileira o ethos artístico de Luiz Gonzaga, já que ele é um dos poucos artistas que, em suas canções, aborda fatos da sua própria vida artística.