Corpar, vibrar e instalar: percursos entre composições performativas e neurodiversidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ragazzon, Patrícia Avila lattes
Orientador(a): Mendonça, Celida Salume lattes
Banca de defesa: Brondani, Joice Aglae, Fernandes, Ciane, Mancini, Bianca Scliar Cabral, Silva, Carlos Alberto Ferreira, Silveira, Mesac
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento: Escola de Teatro
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39081
Resumo: De um imaginário de viagem e errância criado pela perspectiva da Pesquisa em Artes Cênicas, emerge uma investigação poética sobre corpar, vibrar e instalar definidos nesta pesquisa como movimentos que ocorrem internamente no processo de criação e em formação contínua, sendo simultâneos, interdependentes e relacionais. Eles são perceptíveis pelas materialidades, elementos visíveis, audíveis, sensíveis e palpáveis que se fazem presentes pelo corpo, sua relação com objetos e espacialidade. Esta organização produz composições performativas, experimentos com bases na performance artística, voltados para diferentes modos de perceber o mundo. Pela abordagem da pesquisa-criação, a escrita se estrutura a partir de experiências tecidas em oficinas de teatro junto a pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual, identificadas aqui pelo emergente paradigma da neurodiversidade. A utilização desta terminologia rompe com modelos de desordem e patologização, ampliando-se para as diversas percepções que são variações naturais dentro das espécies, um modo de existência fora de padrões de normalidade, gerador de particularidades perceptuais e relacionais. As concepções propostas na pesquisa são desenvolvidas através da observação das oficinas e dos caminhos performativos da pesquisadora, cruzando conhecimentos entre Estudos da Performance, Estudos de Neurodiversidade, sobre corpo e reflexões filosóficas. O objetivo é que o estudo possibilite novas proposições para um ensino de teatro acessível para pessoas com ou sem deficiência, podendo assim desarticular sistemas de dominação de corpos, atualizar estratégias do campo da Performance para a Pedagogia das Artes Cênicas e expandir noções sobre percepção de mundos, de vidas a serem vividas e construídas em coletividade.