Castro Alves, teatro e teatralidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Passos, Edvard
Orientador(a): Mendes, Cleise Furtado
Banca de defesa: Leão, Raimundo Matos, Matos, Edilene Dias, Mendes, Cleise Furtado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Escola de Dança
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19704
Resumo: O objeto dessa pesquisa é o conjunto de relações que o poeta Castro Alves desenvolveu com as artes cênicas: como dramaturgo, como crítico de peças de teatro, como empreendedor de sua própria obra dramática e como performer de aparições públicas espetaculares. Procura-se apresentar Castro Alves como um artista cênico e investigar a importância das múltiplas relações desenvolvidas com as artes cênicas para edificação de seu mito. O primeiro capítulo trata da teatralidade e da espetacularidade (segundo as definições do professor Armindo Bião) que estão presentes desde a infância e adolescência do poeta. Dezessete aparições públicas espetaculares são identificadas e apresentadas enquanto performances, tomando como suporte teórico Paul Zumthor. Busca-se com isso reposicionar o poeta na contemporaneidade, através da análise de sua atuação a partir de ferramentas teóricas de hoje. O segundo capítulo trata do contexto do teatro no século 19, valendo-se do conceito de cronótopo de Mikhail Bahktin. Discute-se a importância do teatro e da atriz portuguesa Eugênia Câmara nos rumos da vida de Castro Alves, de sua campanha abolicionista e republicana e apresentam-se as obras dramáticas escritas por ele. O terceiro e último capítulo trata da experiência prática de montagem da peça inédita e inconclusa de Castro Alves, A Prole dos Saturnos, ocorrida em residência artística no projeto Fafe Cidade das Artes, em Portugal. Palavras Chave: Castro Alves, Teatro, Teatralidade, Performance, Artes Cênicas.