Tradição e contemporaneidade na cena amazônica: o espetáculo Ver de Ver-o-Peso do Grupo Experiência
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
Escola de Dança |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27281 |
Resumo: | Este trabalho investiga e identifica a cena amazônica como elemento indutor do espetáculo Ver de Ver-o-Peso, que marca o trabalho do Grupo Experiência, utilizando uma análise descritiva e semiológica da peça, verificando as características da cultura amazônica, geradora de uma espetacularidade singular. A pesquisa pretende contribuir para a construção de um conhecimento artístico, através da investigação da cena amazônica que marca a expressão regional no fazer teatral como fenômeno significativo, dialogando com a atualidade e atravessando os tempos, tomando como base os estudos do imaginário amazônico de João de Jesus Paes Loureiro e André Vital, os procedimentos da leitura transversal de Demarcy, num trabalho sócio-semiológico, e também as teorias de Barthes e Kowzan, visando assim facilitar a análise semiológica do espetáculo. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se um estudo de caso e, como contribuições finais, são levantados pontos acerca da cena amazônica desenvolvida no espetáculo Ver de Ver-o-Peso, para contribuir com a construção do conhecimento em artes cênicas, articulando o saber científico, o conhecimento artístico e a prática cênica, na investigação da referida cena. |