Menino Jesus do Monte: arte e religiosidade na cidade de Santo Amaro da Purificação no século XIX.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Edjane Cristina Rodrigues da
Orientador(a): Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9839
Resumo: Esta dissertação propõe-se a apresentar o estudo referente à produção artística da representação do Menino Jesus do Monte produzida pelas religiosas do Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes, em Santo Amaro da Purificação/BA, no século XIX. A pesquisa fundamentou-se no método de análise formal de quinze imagens, selecionadas por apresentarem semelhanças quanto à técnica empregada na manufatura e materiais utilizados na ornamentação. Foram utilizados também os métodos comparativo e iconográfico-iconológico, como forma de identificar influências provenientes de composições artísticas com temáticas similares, estabelecendo semelhanças e diferenças. Considerou-se ainda o objeto de estudo dentro do seu contexto histórico, embasado na história religiosa e história da arte. Foram consultadas fontes primárias e secundárias, documentações museológicas, além das fontes materiais e orais. Mostrou-se o grande número de interpretações iconográficas referentes à infância de Jesus, destacando os aspectos culturais e estéticos que envolveram sua produção e difusão. Identificou-se, nas imagens confeccionadas no Recolhimento dos Humildes, uma grande variedade de elementos utilizados na sua ornamentação, através de um estudo detalhado dos objetos, evidenciando a técnica empregada no trabalho manual das religiosas. A análise dos dados revelou que, apesar de conter elementos iconográficos encontrados em representações artísticas similares, como as esculturas indo-portuguesas do Bom Pastor ou os tradicionais presépios de origem européia, a incorporação e predomínio de elementos da cultura local propiciaram à representação do Menino Jesus do Monte a construção de um modelo iconográfico único. Conclusivamente destacou-se que, sua estética singular, fruto da devoção e sensibilidade feminina, ressalta e revela valores primordiais da produção artística sacra nacional, relevantes para a história da arte.