Corporeografias: princípios da educação somática como estratégia de investigação criativa em dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Nivoloni, Karime
Orientador(a): Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7859
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar como princípios, protocolos e/ou pressupostos da Educação Somática podem informar e orientar estratégias de exploração de movimentos e procedimentos criativos/compositivos em dança, relacionando de forma imbricada proposições artísticas e trabalho corporal. Nessa perspectiva, o corpo configura-se como eixo central de referências e de estudos no processo de investigação e de composição em dança. Apoiada na Teoria do Corpomídia de Helena Katz e Christine Greiner, também procura identificar pressupostos de entendimento e de tratamento do corpo proporcionadas pela Educação Somática enquanto informação incorporada, e refletir sobre suas formas de abordagem nos procedimentos de exploração e de construção cênica. A metodologia, construída ao longo do processo, envolveu levantamento de conceitos relevantes, estudo bibliográfico dos referentes conceitos, identificação de coreógrafas que trabalham com Educação Somática e Dança, realização de entrevistas de caráter semi-abertos com as coreógrafas e pesquisadoras de dança identificadas – Adriana Grechi e Lu Favoreto – e, por fim, cruzamento de todos os dados levantados na pesquisa em suas diferentes etapas. Os resultados apontam a Somática como uma possibilidade potencialmente favorável a abordagens de processos criativos em dança que tenham o corpo como lócus primeiro de investigação, facilitando proposições cênicas corporificadas. Formas de utilização dessa informação são particulares a cada artista.