Casa de Oxumarê: discurso e identidade no Facebook

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Serra, Marina Martinelli
Orientador(a): Moura, Milton Araújo
Banca de defesa: Soares, Carlos Alberto Caroso, Severino, José Roberto, Moura, Milton Araújo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30646
Resumo: A pesquisa interdisciplinar ora desenvolvida, em formato de estudo de caso, visa analisar aspectos da presença virtual e construção de narrativas de identidade coletiva do terreiro de candomblé conhecido como Casa de Oxumarê em sua fanpage oficial no Facebook. Para tanto, faz uso de conceitos e ferramentas da análise do discurso proposta por Dominique Maingueneau, em simbiose com noções de cultura, cultural e identidade de Appadurai, Bhabha, Canclini e Hall. Leva em conta implicações de práticas e entendimentos de mundo do grupo étnico-religioso observado, privilegiando conteúdo produzido por ou com grande participação de pessoas da própria Casa de Oxumarê, em paralelo com particularidades comunicacionais e interacionais da rede social Facebook. De um escopo de 2.657 postagens publicadas no período, 1.065 com mais de 300 caracteres de comprimento foram consideradas. A um corpus de 70 postagens (mostruário ilustrativo) que refletiam características da tônica geral foi aplicado formulário analítico especialmente construído para o propósito deste estudo. A pesquisa observou: padrões de construção de ethe discursivos e argumentação empregados pelo enunciador para atestar sua legitimidade (enquanto agente de discurso); maneiras de se comunicar com coenunciadores presumidos; critérios explicitados de curadoria de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que, para o enunciador, a sua presença ativa em meio virtual de uma não é encarada como contradição, mas antes como uma nova forma de preservar o que considera essencial.