Os artistas plásticos e a performance na cidade de Salvador: um percurso histórico-performático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Santos, José Mário Peixoto
Orientador(a): Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9813
Resumo: Esta pesquisa em Teoria e História da arte buscou investigar a performance apresentada por artistas plásticos na cidade de Salvador, Bahia, de maneira multidisciplinar, desde as primeiras experiências (década de 1970) até às produções contemporâneas. Este trabalho descreve e analisa as performances representativas num diálogo entre teorias filosóficas e conceitos da arte contemporânea – ênfase na História da arte. Para tal articulação foram fundamentais os conceitos e as teorias de Antonin Artaud, Gilles Deleuze & Félix Guattari, Michel Foucault, RoseLee Goldberg, Richard Schechner, Peggy Phelan, Jorge Glusberg, Renato Cohen, Maria Beatriz de Medeiros. Este trabalho também descreve e analisa as performances apresentadas por alguns performers internacionais e outros artistas brasileiros.