Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa
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Orientador(a): |
Neves, Barbara Coelho
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Banca de defesa: |
Neves, Barbara Coelho,
Ficoseco, Verónica Sofia,
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de,
Santana, Camila Lima Santana e,
Besnosik, Maria Helena da Rocha |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36542
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Resumo: |
O espetáculo das intimidades nas mídias sociais digitais constitui a grande oportunidade ‘às gentes’ que desejam reinventar suas existências, através de constantes exposições de si. Quaisquer que sejam os meios, essas exibições são marcadas por um elemento comum: grandes porções de uma privacidade intencionalmente pública. Neste caso, histórica e culturalmente vislumbrado em uma atmosfera de discrição e serenidade, ao leitor estavam relegados os recônditos de sua alcova de leitura como único e principal território de existência e a este sujeito, pois, o silêncio introspectivo era elemento fundante de sua persona. Ao mesmo tempo, com a emergência das mídias digitais, as ações de espetacularização das privacidades e predileções reconfiguram a imagem do leitor: o sujeito intimista dá lugar àquele que já não vê sentido no silêncio e anonimato, pois deseja ser visto. Esse exercício culmina em processos de superexposição das intimidades leitoras – antes privadas – presentes na esfera atual e que desembocam no que nessa pesquisa é chamado de leitor-espetáculo. Dito isto, a tese tem como objetivo geral que direcionou a pesquisa analisar os estatutos pedagógicos oriundos do Grupo do Facebook “Skoob: o que você anda lendo?” e as suas reverberações na constituiçãodo perfil de leitor naquele ambiente. Como objetivos específicos, foram selecionados: a. problematizar a emergência das pesquisas com as mídias sociais digitais, especialmente as redes sociais de leitura; b. identificar e analisar nas narrativas de leitura, as pedagogias que os interagentes utilizam a fim de serem vistos; c. compreender as pedagogias da visibilidade presentes nas narrativas dos leitores e d. compreender o conceito de leitor-espetáculo como habitante contemporâneo das mídias sociais digitais. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo. O argumento central da tese é que ao assumir as mídias sociais digitais como território de existência, o sujeito leitor lança mão de uma série de pedagogias de visibilidade que conferem para si, a partir da espetacularização de suas intimidades e predileções de leitura, um outro perfil de leitor bastante distinto do que histórica e culturalmente se conhece: o leitor- espetáculo e que utiliza a própria intimidade leitora como empreendimento de si. Os resultados apontaram que as narrativas dos leitores- espetáculo revelaram interessantes nuances, como as pedagogias da visibilidade – primordial para a constituição e consolidação do perfil do leitor no lócus da pesquisa e evidenciaram o quão pedagógicos podem ser os processos oriundos da espetacularização da intimidade leitor também como possível pedagogia de formação de outros leitores. |