Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Pontes, Ewertton Carneiro |
Orientador(a): |
Karam Filho, José |
Banca de defesa: |
Kritz, Maurício Vieira,
Messeder, Suely Aldir,
Oliveira, Fabiano Saldanha Gomes de,
Santos, Ivan Soares dos |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
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Programa de Pós-Graduação: |
Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25205
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Resumo: |
Nesta tese, seguindo uma abordagem de tecnologia da informação e comunicação, apresenta-se uma arquitetura computacional pedagógica, chamada Objective Team - Role Playing Game / Sistema de Apoio a Decisão - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (OT-RPG / SAD-EsAO), com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade cognitiva de tomada de decisão de alunos de uma Escola do Exército Brasileiro, onde o processo ensino/aprendizagem se faz segundo um trabalho colaborativo em equipe. Este instrumento pedagógico, construído colaborativamente por analistas cognitivos e especialistas em fenomenologia do trabalho de estado-maior do Exército Brasileiro, teve como base de aplicação o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Partindo da estrutura e dos conceitos do RPG, cujos personagens são individuais, elaborou-se um aperfeiçoamento da estrutura e introduziu-se o conceito de personagens em equipes. Foram levantados os aspectos cognitivos da fenomenologia do trabalho de estado-maior, práxis comum no planejamento de operações militares no Exército Brasileiro e objeto de estudo na Escola, para modelar esta solução pedagógica. Os experimentos foram realizados nos cursos da EsAO e, tendo em vista tratar-se de uma investigação sobre práticas educacionais, utilizou-se a abordagem metodológica Design Based Research (DBR) como método de pesquisa e os pressupostos do socioconstrutivismo e do sociointeracionismo como concepção epistemológica, considerando a inseparável relação entre conhecimento teórico e a aplicação prática, característica dos profissionais da arte da guerra. |