A cena atual do choro em Aracaju: discursos e identidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Azevedo, Alexandre Santos de
Orientador(a): Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Banca de defesa: Goritzki, Elisa, Lühning, Ângela Elisabeth
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26964
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a cena atual do choro em Aracaju. Trata-se de uma etnografia que tem por objetivo procurar compreender de que forma se relacionam a produção musical e o contexto sociocultural no interior dessa cena, que envolve as práticas sociais, econômicas, afetivas e culturais ligadas aos modos como o choro se faz presente no ambiente urbano da capital sergipana, além de abordar questões relacionadas aos discursos identitários emitidos por chorões e pessoas ligadas à promoção do choro na cidade. Para realizar essa pesquisa, o método empregado foi o da pesquisa de campo, baseada na observação participante, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, câmera fotográfica, filmadora, gravador e diário de campo para observação. Partindo de referenciais teóricos da área da etnomusicologia e dos estudos culturais, procurou-se identificar os diversos processos ligados ao circuito cultural do choro e à cadeia produtiva do choro em Aracaju. Bem como, identificar nos discursos dos interlocutores as retóricas de pertencimento e suas percepções a respeito das formas sob as quais as diferentes categorias analíticas identitárias estão presentes nos diferentes públicos e grupos de choro da cidade. Constatou-se que atualmente essa cena encontra-se fragmentada por conta de tensões de ordem afetiva, social, econômica e cultural, que prejudicam o crescimento da cena e a formação de novos públicos.