TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: LEMOS, TAIANA SOUZA
Orientador(a): BEZERRA, ANTÔNIA PEREIRA
Banca de defesa: CANDA, CILENE NASCIMENTO, SALUME, CÉLIDA MENDONÇA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE DANÇA E ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma experiência teórico-prática com a técnica do Teatro Invisível (TI) e o Método Teatro do Oprimido (TO), realizada em formato de oficina para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado na região central da cidade de Salvador. Discute as potencialidades performativas ligadas ao TI, apresentando o conceito de Teatro Essencial como fundamentação para a compreensão acerca do aspecto da invisibilidade. Propõe uma reflexão sobre a tríade ator, personagem e espectador, numa reflexão ancorada na simultaneidade do exercício dessas três funções teatrais como aspecto próprio da experiência prática em TI. Discorre sobre o Teatro nas estruturas curriculares de educação e a articulação do ensino de Teatro do Oprimido a outras práticas teatrais como os jogos teatrais e improvisacionais do método elaborado por Viola Spolin. Apresenta perspectivas de aplicação da técnica de Teatro Invisível e a estrutura metodológica utilizada na oficina ofertada ao grupo de estudantes, argumentando sobre a utilização dos joguexercícios e a estrutura de criação e montagem de cenas como recursos impulsionadores para as discussões de ordem crítica acerca das opressões debatidas no contexto escolar. Por fim, problematiza os conceitos de Ética e Verdade subjacentes à prática do Teatro Invisível de maneira particular e à Poética do Oprimido numa perspectiva geral.