Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Tatiana Alves de |
Orientador(a): |
Britto, Clovis Carvalho |
Banca de defesa: |
Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da,
Maciel, Neila Dourado Gonçalves,
Britto, Clovis Carvalho |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Museologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29406
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Resumo: |
A presente dissertação problematiza o universo onírico do colecionismo e dos museus, a partir da análise dos colecionismos de Antonio Marcelino do Nascimento (1929-2006), sergipano radicado em Salvador, cuja arte de colecionar apresenta características específicas a partir da fabricação de si no campo dos museus e do patrimônio na Bahia. Tendo como recorte aspectos da trajetória de Antonio Marcelino e a relação colecionador-coleção-museu, compreende as estratégias pela concretização do sonho por meio da criação do Museu Tempostal, em Salvador-BA. Para tanto, mobiliza os referenciais de Krzysztof Pomian e Walter Benjamin, no intuito de compreender o colecionismo e a sua relação com o universo onírico dos museus. Apresenta aspectos da trajetória do colecionador e da cartofilia, por meio de uma entrevista realizada com Antonio Marcelino em 2006 e de um conjunto de fontes mobilizadas ao longo da pesquisa. Por fim, nas tramas da constituição do acervo, da configuração em um museu-casa até a sua transferência para o poder público, o estudo contribui para a problematização das estratégias de visibilidade e silenciamento por meio das coleções e para a análise do colecionismo como um empreendimento coletivo. |