Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Neves, Maria Luísa Bastos Pimenta
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Orientador(a): |
Silva, Maria Cecília de Paula
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Banca de defesa: |
Silva, Maria Cecília de Paula
,
Cordeiro, Izabel Cristina de Araújo
,
Castro Júnior, Luis Vitor
,
Araújo, Rosangela Janja Costa
,
Abib, Pedro Rodolpho Jungers
,
Pires, Cristine Lima |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37324
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Resumo: |
Frederico José de Abreu (1946-2013), considerado pela comunidade da capoeira como um historiador autodidata, escritor, foi articulador de inúmeras ações que contribuíram para a capoeira e os seus corpos agentes, dentre elas a constituição de um dos maiores acervos da capoeira do mundo. A pesquisa histórica e da história do tempo presente teve como questão central a reflexão sobre a sua obra autoral e sobre a proposição/ação de Abreu apresentar elementos de uma práxis libertária e humanitária. Além de refletir sobre elementos da itinerância pessoal e profissional de Abreu, objetivamos registrar, sistematizar e compreender a sua obra/ ação como memória sociocultural e educacional da capoeira. A metodologia privilegiou a investigação documental, oral e imagética sobre Abreu e sua relação com a capoeira. Lançamos mão da investigação em documentos, anotações de conversas e experiências da pesquisadora, depoimentos e entrevistas, em dialogia com mestres/as populares da capoeira, intelectuais da educação, da pesquisa em capoeira e artistas. Trabalhamos com fontes primárias e secundárias e parte de sua extensa produção. Este 'universo' pesquisado possibilitou evidenciar uma pluralidade integrada a potencialidades (auto)trans-formadoras do contexto da capoeira e como Abreu se relaciona com isso. Identificamos na produção de Frederico Abreu aspectos humanistas e contraditórios que podem sugerir a capoeira como um caminho sociocultural e educacional, indicador de um modo de estar no mundo, com sentido emancipador. Concluímos, portanto, que a obra/ação de Frede Abreu possui elementos consistentes à uma práxis educacional e sociocultural de caráter humanista, que podem apontar para uma educação libertária. Para além, somamos esforços à pesquisa contra hegemônica e construtora de possibilidades histórico-sócio-políticas outras para o campo da educação e suas relações com a cultura popular brasileira de matrizes africanas. |