Do corpo negro no balé clássico ou das histórias que não se contam

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Anunciação, Gleidison oliveira da
Orientador(a): Moura, Gilsamara
Banca de defesa: Mignac, Márcia, Silva, Luciane
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE DANÇA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33956
Resumo: Do corpo negro no balé clássico ou das histórias que não se contam é o título desta dissertação de Mestrado que tem a intenção de analisar, problematizar e discutir as questões que envolvem a inserção do corpo negro em companhias de balé, investigando a inclusão de bailarinos e bailarinas negras em companhias de dança que trabalham com repertório clássico ou cuja fundação tem o balé como premissa. Para isso, nossa amostragem selecionou uma companhia brasileira (São Paulo Cia de Dança) e uma companhia norte-americana (Dance Theatre of Harlem). Considerando o número restrito de bibliografia dedicada a tal assunto – corpo negro no balé clássico –, principalmente no Brasil mas também pelo mundo, a realização desta pesquisa se justifica por colaborar criticamente acerca desta lacuna e possibilitar novas reflexões e caminhos de pesquisa a partir do tema, pois consideramos que sejam questões relevantes para a Dança, de uma forma geral, e que estão em pauta na geopolítica do Brasil e no mundo. Por um lado, racismo, colonialismo e soberania do estado e, por outro, protagonismo negro, insurgências e novas narrativas, são temáticas presentes neste texto. Também fazem parte desta discussão comigo, autores como: Mbembe (2018), Nogueira (1998), Kilomba (2019), Munanga (1986), Gonzales (1982), Foucault (1997), entre outros, contando também com autores e autoras das ciências cognitivas e da comunicação, como Katz e Greiner (2001).