Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Túlio D’El-Rey. |
Orientador(a): |
Lima, Rachel Esteves |
Banca de defesa: |
Martins, Anderson Bastos,
Sá, Sérgio Araújo de,
Azevedo, Luciene Almeida de,
Queiroz, Milena Brito de |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810
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Resumo: |
A tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar sobre o ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica. |