Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
LAMAS, FLAVIANY |
Orientador(a): |
Aquino, Rita Ferreira de |
Banca de defesa: |
Aquino, Rita Ferreira de,
MOURA, GILSAMARA,
RABELO, ÂNTONIO |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Dança
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós - Graduação em Dança
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29152
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Resumo: |
Essa dissertação apresenta pistas de investigação sobre o silêncio na dança, através de uma escrita cartográfica que convida a um estado de leitura também cartográfica. Essa estratégia metodológico-compositiva adotada no trabalho propõe composição e invenção da leitura, num convite a/o leitora/leitor para que siga o rastro de seu desejo. Neste sentido, o silêncio é compreendido como provocador de sentidos, discursos e presenças, tendo como principais referências as contribuições de ORLANDI (2007, 2015) e GUMBRECHT (2010). A pesquisa propõe a análise poética das obras de dança “Amarelo”, de Elizabete Finger (2007), “Vestígios”, de Marta Soares (2010) e “Entre Ver”, de Denize Stutz (2015), cujo foco é discutir a compreensão do silêncio em cada uma das obras. É importante destacar que o silêncio não constitui os motes de criação dessas danças, mas é identificado nelas a partir de certos procedimentos compositivos, relacionados por sua vez a certas noções que atribuem qualidades específicas às obras: silêncio antropófago, silêncio sambaqui e silêncio empático. A esta análise é somada a investigação do silêncio em minha própria trajetória artística, à qual denomino de silêncio woolfiano. As questões desenvolvidas nesta tessitura dissertativa têm implicações estéticas, políticas e tocam em discussões de gênero, buscando contribuir com o campo da dança no que diz respeito à apreciação e análise de processos artísticos. |