Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Silva, Bruno Fernandes Carvalho da |
Orientador(a): |
Silva, Jamile Borges da |
Banca de defesa: |
Correia, Patrícia Carla da Hora,
Rocha, Telma Brito |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25051
|
Resumo: |
Este texto é o resultado das conexões dos saberes teóricos e práticos de um professor, nasce absolutamente das experiências profissionais que desenvolvo ao longo de cinco anos nas escolas municipais Marcionílio Rosa e Tenente Wilson Marques Moitinho ambas localizadas na zona urbana de Irecê-Ba. O foco se concentra sobre ações educativas estruturadas através dos jogos digitais, por isso, inicialmente o objetivo é evidenciar quais são os aprendizados que se originam destas atividades, entretanto, pelas características do mestrado profissional o próximo passo dentro desta pesquisa é produzir um projeto de intervenção oriundo deste conhecimento. Para subsidiar este processo, construiu-se uma metodologia baseada em outros estudos teóricos sobre jogos digitais que vem se solidificando ao longo dos anos, com esta estratégia se tornou possível enxergar na prática profissional baseada nos games informações que serviram de alicerce para construção de três possibilidades interventivas: A primeira é a criação da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação na secretaria de educação municipal de Irecê, se relaciona indiretamente com os jogos digitais e considera principalmente o momento de transição curricular que atravessa a educação municipal. A segunda uma intervenção dentro das ações que acontecem com jogos digitais nas escolas Marcionílio Rosa e Tenente Wilson. A terceira se concentra de forma bem objetiva na divulgação e disponibilidade deste trabalho de pesquisa para os educadores de Irecê para que conheçam as experiências com jogos digitais que que ocorrem no município. Como dito anteriormente tais ideias surgem dos estudos da prática com os devidos instrumentos metodológicos aliados ao referencial teórico que se encontra mencionado no texto, logo, o percurso que o leitor percorrerá inicialmente é uma exposição sobre as situações cotidianas envolvendo jogos digitais nas escolas supracitadas. Houve um direcionamento proposital para a quantificação dos dados, a ideia com isto foi provocar um outro ponto de vista em um pesquisador tão imerso no ambiente de pesquisa, de fato esta estratégia teve o efeito desejável, acabando por mostrar pontos que necessitam ser melhorados na prática educativa envolvendo jogos digitais. Os estudos sobre o novo currículo que está sendo implementado nas escolas municipais de Irecê, também foram determinantes para se traçar as propostas de intervenção. |