Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Silva, William Gomes da |
Orientador(a): |
Guimarães, Daniela Bemfica |
Banca de defesa: |
Gadelha, Kaciano,
Aquino, Rita |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
ESCOLA DE DANÇA
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33566
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Resumo: |
Este trabalho apresenta noções de desnudamentos em dança, que podem ou não pressupor a nudez de um corpo, a partir do solo Masturbatório (2014) criado por William Gomes; guiado pela metodologia da prática como pesquisa com Ciane Fernandes (2013), inspirações para quedas a partir de Ailton Krenak (2019), relações entre espectador e público a partir de Jacques Rancière (2012), entrecruzamentos de visível e invisível a partir de Kuniichi Uno (2012), sobre aprender a renascer a partir de Maryse Condé (2019), perspectivas mestiza e mestiça a partir de Gloria Anzaldúa (2005) (2016) e mestiçagem no Brasil com Kabengele Munanga (1999). Os desnudamentos aqui presentes apresentam possibilidades que podem contribuir para estudos em processos de criação em dança e pistas para apontar questões sobre como podemos estudar uma obra artística para elaborar uma pesquisa acadêmica, visando responsabilizar o corpo pesquisador a partir das violências, heranças e/ou privilégios que o constitui em seu lugar de pele. Assim como desenvolver apontamentos para uma perspectiva mestiça a fim de correlacionar corpo, desnudamentos, privilégios e violências a partir de entendimentos e temporalidades não-lineares. |