Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Simões, Cynthia Colombo |
Orientador(a): |
Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
Banca de defesa: |
Machado, Adriana,
Snizek, Andréa |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
ESCOLA DE DANÇA
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33557
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Resumo: |
Esta pesquisa investiga as gestualidades do corpo dos músicos instrumentistas durante suas performances, destacando-se as relações entre o corpo e o instrumento musical. Partindo de perspectivas da autora, que tem vivência com a música e a dança, reflete-se sobre as possibilidades de desenvolver diálogos entre as análises dos corpos em movimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se subdivide em três etapas. Inicia-se com conceitos teóricos do corpo e as relações que ele estabelece com o ambiente e a ideia de Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005), abordando o instrumento musical como artefato cognitivo do corpo do músico que toca um instrumento (CLARK, 1998; 2003; TAPIA, 2019; WACHOWICZ, 2005). Essa compreensão é fundamental para o entendimento do Corpomúsica, e as análises desse movimento baseiam-se na Labananálise (LABAN, 1978; FERNANDES, 2006), que delineia os parâmetros de Corpo, Expressividade, Fluxo e Espaço. Na segunda etapa, apresenta-se a pesquisa de campo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a metodologia segue as propostas de Gil (2008) e Duarte (2002). Na terceira etapa, discute-se o entendimento de dança contemporânea (FURTADO, 2013; XAVIER, 2011), que leva a uma reflexão sobre os processos de criação e as formas de criar dança (NUNES, 2018; FERREIRA, 2012; SALLES, 1998; 2008). Conclui-se o trabalho com a apresentação de quatro propostas para criar/investigar e experienciar a dança, tendo como temática os resultados das análises do gesto musical dançado e apresentando, ainda, proposta realizada com intérpretes-criadores, que exemplifica como o gesto do Corpomúsica pode se tornar dança. |