Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Melo, Gustavo José Jaques de |
Orientador(a): |
Lühning, Ângela Elisabeth |
Banca de defesa: |
Döring, Katharina,
Scott Junior, Rowney Archibald |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25383
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Resumo: |
Esse estudo investiga a construção musical do samba oriundo de bairros populares em Salvador, conhecidos como Samba Junino, com base nas falas dos seus próprios interlocutores, observando, sobretudo, a contribuição de manifestações históricas do negro baiano para a sua transformação e consolidação, bem como a indispensável interferência da comunidade para criação musical. O bairro Engenho Velho de Brotas, área escolhida para levantamento etnográfico, registra um grande número de sambas, principalmente no período do São João, quando muitos grupos de Samba Junino desfilam pelas ruas do bairro nos chamados “arrastões”. Seu gênero preferido é o samba duro, uma espécie de variação rítmica semelhante ao samba de roda, com andamento acelerado e uma clave específica. O repertório é composto de música tradicional de samba de roda, cantigas de caboclo e músicas autorais com a temática junina, além de músicas tradicionais de São João. Palavras Chaves: samba de roda, samba duro, São João. |