Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santana, Valéria Nancí de Macêdo
Orientador(a): Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
Banca de defesa: Medeiros, Lígia Maria Sampaio de, Cidreira, Renata Pitombo, Barbosa, Juciara Maria Nogueira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670
Resumo: Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.