Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Paulo Roberto Ferreira |
Orientador(a): |
Ramos, Maria das Graças Moreira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9833
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Resumo: |
A presente dissertação aborda aspectos relacionados com apropriações de formas encontradas em ruínas urbanas, nos muros, passeios e fachadas da Cidade de Salvador, bem como os procedimentos técnicos e operacionais para a sua remoção e desconstrução. A interface de interação urbana resultou em formas selecionadas e posteriormente trabalhadas através da gravura, utilizando-se de matriz xilográfica e serigráfica, desenvolvidas a partir do concreto e do isopor, formando objetos e imagens por camadas de impressão. O amplo emprego das feridas urbanas deslocando-as para o espaço interno da galeria e (re)significando-as através dos objetos visuais, fez uma analogia entre o corpo humano e a cidade, como signos presentes no concreto deste revestimento que é o corpo social. As investigações destas formas encontradas no território urbano geram uma poética, baseada em elementos e materiais, com significados diversos e aspectos plásticos conceituais a partir de princípios formativos para a construção da obra de arte; sustentados principalmente, por conceitos de filósofos e pensadores como Gaston Bachelar, Giulo Carlo Argan, De Fusco, Nelson Brissac Peixoto, Fayga Ostrower e Luigi Pareyson. |